quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Era uma vez...no reino do vale tudo!



Por muitos anos um senhor alegre e educado trabalhou em sua confeitaria, e como o interior da mesma era pequeno, optou em usar a calçada defronte o estabelecimento que mesmo sendo pública, atendia suas necessidades e lhe dava maior ganho, o que logo foi copiado por outros. O tempo passou o movimento da cidade aumentou e achou melhor incorporar a área à sua confeitaria. Apesar do espaço ser da cidade e como ninguém reclamou, pode gerar posse que pode virar propriedade pela usucapião. 
Um dia a alcaide-mor, vendo os abusos em toda a província, resolveu regulamentar o uso de mesas e cadeiras nas calçadas, e após ouvir os conselheiros seus aliados,
 e pelo Decreto 15589 de 21/11/11 regulamentou tais atos, onde nosso confeiteiro se incluía, porém, nosso alegre senhor já era cobiçado como político para fazer parceria nas eleições que viriam e não poderia ser punido.
 A concessão da usucapião teve a contrapartida que se concede a confrades que foi a responsabilização dos cuidados e manutenção da famosa Fonte da Carioca ou Fonte das Lavadeiras, já reformada com verbas vindas de outro reino central, mais rico. 
Os patrícios clientes deram vivas ao padeiro, afinal seu ato contrariando a burguesia dominante lhes abriu a possibilidade de todos colocarem suas mesas e cadeiras onde quisessem, e o padeiro plebeu, agora senhor feudal, elegeu-se vice-alcaide!
Essa é apenas uma história e qualquer semelhança com nossa atual realidade é mera coincidência!
Texto e Fotos de Daniel MM

Um comentário:

  1. Triste verdade de Guaratuba...e eu achava o seu Vandir uma boa pessoa :0(

    ResponderExcluir

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.