sábado, 22 de outubro de 2011

Microfone em mãos erradas pode ser uma arma contra educação!

No início era apenas uma carta endereçada a Radio Litorânea, transformá-la num post do blog foi uma decisão que abrangerá um universo maior de pessoas e, quiçá, um dos leitores encaminhe o link aos senhores diretores da emissora.

Em meados de setembro, acredito que dia 27, ouvindo essa emissora na programação comandada pelo locutor e radialista, não sei se formado em comunicação conforme exige a lei, (creio que não) e que responde pelo pseudônimo de Fujaloco, me assustou suas declarações a respeito de contratação de policiais sem a escolaridade exigida em lei para desempenho de tais funções.
Não discuto o mérito das afirmativas, entretanto, não comungo a idéia que uma formação prática na Academia de Guatupê, para recrutas sem escolaridade possa ajudar a resolver os problemas de segurança nesse estado, inclusive em Guaratuba, pois armar essas pessoas somente com preparo prático, sem exigir-lhes a escolaridade, teremos mais bandidos armados e com autoridade. E ai, quem nos protegerá?

Não posso acreditar que a diretriz que permeia a emissora está concorde com a afirmação do radialista quando diz que “...não acredita que dois, ou três e até cinco anos de escolaridade possam melhorar alguma coisa...” , e, apoiar a política do quanto pior melhor, nos levou a Tiririca, Romário, Vereadores de Guaratuba, Lula, onde o estudar e aprender, não passa de coisa para otários, o que vale é a lei de Gerson, e a máxima do “rouba, mas faz”.

Numa cidade como Guaratuba, onde a cultura já não é lá aquelas coisas, quem tem o poder na formação de idéias, deve conter-se ao disseminar ao povo em geral que é possível vencer sem estudar e que devemos trocar a busca pelo conhecimento e saber pelas facilidades de praticar contratações espúrias que, com certeza, resultarão em mais prejuízos e despesas para a população, não resolvendo o problema.

Não se tem notícias que além dos políticos que podem candidatar-se a cargos públicos sem obrigatoriedade de ter um nível escolar, outros órgãos e autarquias governamentais na esfera do executivo e judiciário, possam contratar pessoal via concurso público sem o pré-requisito de nível de escolaridade, seja ele qual for.

Nossas escolas, principalmente após a ditadura, sofreram um grande golpe na qualidade do ensino (leia aqui) o que nos deixa em 73º entre 169 países numa composição que engloba a educação, e, ouvir logo ao amanhecer um locutor “bradar a todos os ventos” que alguns anos de escola não farão dos recrutas (policiais) profissionais melhores é preocupante, pois, sabe-se que um povo só poderá considerar-se realmente desenvolvido se seus cidadãos tiverem cultura.

Se todos aqueles que tiverem o poder de comunicar-se com as massas propugnarem pelo incentivo à melhoria educacional, seja como for, já será um passo adiante, entrementes, não estimulando o contrário como o fez comunicador será uma vitória.

“Sob a mais livre das constituições, um povo ignorante é sempre escravo.” (Marquês de Condorcet)

Foto ilustrativa

6 comentários:

  1. Olá Daniel, primeiramente quero parabeniza-lo pelo post sobre os pedágio, que li em outro blog. Bem pontuado! Discordo quanto ao fato dos Curitibanos serem coniventes com o preço pelo fato do deslocamento ser sazonal, mas entendi o quê você queria dizer. Novamente, postagem bem pontuada!
    Quanto a educação, como ex-professor, vou dizer o quê? Sai das salas por decepcionar-me como as condições da atual "educação". Os professor não ensinam mais, na educação primária e secundária, são cuidadores de alunos. A educação é brinde e aprende quem quer! Muitas vezes chegava a conclusão que o aluno fazia mais esforço para reprovar que para passar... mesmo assim muitos conseguiam REPROVAR! É horrível você ter que abaixar o nível da aula, indiretamente você está inferiorizando o aluno. Ele é pobre, tem n-problemas fora da escola, vamos passa-lo para ajuda-lo. Ajuda-lo??? Nos concelhos de classe isso era uma briga. Antigamente, quem estudava em escola particular era visto como incompetente para estudar na escola pública, mais rigorosa! Filhos de ricos estudavam em escolas públicas. Criticar o professor é fácil, ele está dando a cara para bater. O difícil é entrar numa sala e sentir-se um palhaço, humilhado! Depois ter que aguentar gente dizendo que você é incompetente! Ao meu ver, eu devo estar errado, a escola é lugar para aprender - o que não é fácil. Aprender não ir para escola e sentar numa carteira... é estudar! Mas quem quer fazer esforço. Rezo a Deus para que faltem professores, quem sabe aprendam a dar valor ao nosso trabalho. Hoje ninguém da valor a educação. Desculpe-me por sair do foca da postagem... mas uma palavra leva a outra e quando nos damos conta ... André

    ResponderExcluir
  2. Olá André: Primeiro quero parabenizá-lo pela atitude participativa, coisa rara aqui em Guaratuba. Fique à vontade aqui nesse blog e nos outros também, quero que todos manifestem suas opiniões sem reservas ou constrangimentos. Leia aqui nesse blog (índice à esquerda) "Réquiem aos mortos" (saudades de outros tempos)coisa nossa, de nossa época. Sou um privilegiado por ter estudado em período anterior à 1964. Abraços Daniel

    ResponderExcluir
  3. CARA O FUJA LOKO DETONA MUITOS JORNALISTAS , EXISTE GRANDES EXEMPLOS COMO O "RATINHO" QUE HOJE É DONO DO SBT DO PARANÁ. OQ ESTOU VENDO É ESSE SEU TEXTO TENDO MUITOS ERROS SEUS ANALFABETO!

    ResponderExcluir
  4. Lamentável que as pessoas se escondam debaixo de suas ignorâncias para evitar o debate no campo das idéias, ainda mais comentendo erros crassos de português. Se Ratinho é um exemplo para ele, acredito que é melhor ficar no anonimato mesmo, senão muita gente vai rir...

    ResponderExcluir
  5. PERCEBO QUE VOCÊ ESTA COM CIUMES DO RADIALISTA , VOCÊ ATÉ OS LEITORES ENCAMINHEM ESSE TEXTO AOS DIRETORES DA RÁDIO, OLHA SOU FÃ DO FUJA LOKO , MORO NO NEREIDAS AQUI TODO MUNDO OUVI A LITORANEA , TENHO RESIDENCIA NA VILA ESPERANÇA A AUDIENCIA É GRANDE DA LITORANEA! DANIEL ACHEI ERRADO ESSE TITULO SEU MICROFONE EM MÃOS ERRADAS... POR ISSO QUE GUARATUBA NÃO VAI PRA FRENTE MESMO... ASSISTENCIA SOCIAL QUE O FUJA LOKO CONSEGUI PRA AJUDAR A DONA TEREZA AS PESSOAS QUE NECESSITAM... ENQUANTO EMISSORAS TOCAM MUSICA... DANIEL TE FAÇO UMA PERGUNTA , VOCÊ PREFERE UM PROGRAMA DO POVO OU MUSICA????? JOÃO ANTONIO - PEDREIRO DE GUARATUBA.

    ResponderExcluir
  6. Olá João Antonio: Primeiro quero agradecê-lo pela sua excepcional participação nos posts do Blog, coisa rara aqui na cidade. Veja, não sou contra o Fujaloko, muito pelo contrário, sou a favor dos radialistas populares, afinal através deles muitas coisas se resolvem e são eles também que levam as mensagens populares que os políticos não gostam de ouvir. A minha manifestação foi pontual, somente sobre aquele assunto, não acho que a polícia deve ser contratada sem estudar, você concorda? Quando vê um policial bater em alguém acha certo? Eu acho que as soluções de Guaratuba e do Brasil passam pela educação e não é contratando pessoas sem qualificação que teremos uma situação melhor. Eu gosto tanto de música quanto de um programa popular, porém, não posso me calar quando vejo alguém incentivar e estimular o povo a aceitar alguma coisa errada, você não concorda comigo? Obrigado pela participação, fico feliz em ter esse espaço democrático para trocar idéias. Abraço Daniel

    ResponderExcluir

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.