terça-feira, 19 de julho de 2011

Festa do Divino: Evento turístico ou festinha de igreja?

Entra ano sai ano temos uma expectativa que a festa, de repente, terá um boom de inovações e novidades. Que pena, não é o que acontece, muito ao contrário, as premiações diminuem, os artistas são desconhecidos, shows medíocres, o público não é mais o mesmo, barracas pobres, muitos camelôs, preços exorbitantes nas barracas que pagam aluguel, a mesmice e por ai vai, porém o lucro da igreja continua.

Nada contra o lucro nem contra a igreja, acredito sim que se faz necessário uma reprogramação dessa festividade tão famosa e tão tradicional, para que não se perca como se perderam vários outros em Guaratuba, como a Banda, o Carnaval, Encontro de Motos, Encontros de Moto-Home, Feira do Artesanato, entre outras, pelo simples fato de não acompanharem novos tempos, novos turistas, pessoas mais exigentes, e por que não espelhar-se no turismo e festas pujantes de nosso vizinho estado catarinense.

Falando em catarinense a motivação deste texto foi o convite que fiz a um amigo de Joinville para que viesse almoçar comigo aqui em Guaratuba, levei-o à Festa do Divino, foi constrangedor. Podem dizer o que quiserem o atendimento dentro dos barracões explorados pela igreja é péssimo e por visar lucros maiores, peca também na qualidade e quantidade dos produtos ofertados. Já que servem bebidas alcoólicas que o façam com qualidade, nada de latas e copos plásticos. E o almoço? Se você se dispõe a ser colaborador faça-o com carinho e alegria, cozinhe como se fosse em sua casa! Não deixe que “o lucro da igreja” o desestimule a servir com qualidade, pois sabemos que a maioria que lá estava “colaborando” serve bem melhor em seus restaurantes e bares. Não se justifique, cobre um valor maior e sirva melhor é assim que funciona é assim que as coisas melhoram.

Tenho a certeza que a avaliação que farão no final da festa é que foi um estrondoso sucesso, é claro que essa será feita pelo lucro obtido, e se não desviarem o dinheiro arrecadado poderão dizer que a missão foi coroada de êxito. Como não poderia ter êxito uma festa onde quase tudo é doado e além disso os concorrentes são onerados com o aluguel da “praça do povo” pela igreja? Seria o mesmo sucesso se houvesse uma concorrência legal? O aluguel caro e a concorrência desleal reduzem a qualidade, outrossim, a concorrência leal traz a melhoria de qualidade.

Casa cheia no encerramento, pessoas atraídas pelo bingo (agora com premiação bem reduzida) pode ter dois significados: primeiro a necessidade e esperança da maioria em faturar o prêmio; a segunda é o espírito participativo e colaborador do brasileiro, independente de sua religião. Esta claro, entretanto, que os organizadores e festeiros do evento tendem a diminuir, pela lógica, a proporção da festa na medida em que as obras da igreja chegam ao final e, em nenhum momento, consideram a possibilidade de manter a Festa do Divino como uma das mais grandiosas festas do litoral. É de se ficar atento, pois as cidades vizinhas estão de olho nesse filão, algumas até já tem em sua programação sua festa do Divino.

O turismo em uma cidade obrigatoriamente é responsabilidade de todos e qualquer que seja o segmento ou a festividade, não deve ser desenvolvida “per si”, deve ter a colaboração e acompanhamento do poder público e dos órgãos responsáveis pelo turismo da cidade e, esses devem promover reuniões e discussões com todos os envolvidos e irem em busca de um crescimento na qualidade do turista e do turismo que se deseja, pois se tratarmos a festa como Evento Turístico está longe de ter a qualidade para tanto, porém se quisermos ter apenas uma festinha de igreja...o caminho está correto!

Foto da apresentação do "Divino" em Guaratuba/PR

10 comentários:

  1. Parabéns pelo comentário corajoso. Afinal de contas muitos reclamam de "boca pequena" Mas na hora de expor suas opiniões se vêem presos ao
    medo de represália.
    Todos nós, cidadãos, temos o direito de opinar seja na política, religião, etc. E as pessoas de bom senso costumam ver a crítica como algo construtivo.
    Obrigada Daniel.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com voce em alguns aspectos, nao sei qual sua realigiao, mas voce nao pode citar " FESTINHA DE IGREJA", menosprezando a fe das pessoas, que pra elas sim a Festa do Divino e uma festa Religiosa.
    Quando faz referencia sobre o pessimo atendimento, os aluguei caros estou de acordo sim, mas sera isso culpa da IGREJA?
    Nao, isso é culpa da falta de religiosidade das pessoas, que veem a festa somente como comercio, esquecendo o lado cristão da mesma.
    Trabalhei muito com FESTINHAS DE IGREJA, e posso dizer com certeza que quando o lado religioso esta presente, tudo fica melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo. Relendo seu comentário, concordo com você quando diz que o lado religioso presente, tudo fica melhor, porém, não posso concordar que apenas uma religião deva ser favorecida. Menosprezar a fé é um comentário seu, eu jamais desprezei a fé, trata-se apenas de ser ou não cristão, pelo que você fala é uma festa cristã, da Igreja Católica, e, ninguém pode obrigar alguém a aceitar isso ou aquilo, seria o mesmo que proibir que pessoas de outras religiões participassem da festa.

      Excluir
  3. Parabéns pelas suas palavras.....

    ResponderExcluir
  4. Festa é só para a igreja ganhar dinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejamos, nova festa se aproxima, a suntuosa Igreja está pronta, depois de demolirem duas megas construções. Pra onde irão os recursos que serão arrecadados, em que pese a intenção de novidades neste ano? Por que o povo não se une com a Igreja e inicia uma cruzada para construção de um hospital decente? Que falta aos cidadãos em geral para que isso aconteça?

      Excluir
  5. Eu tenho muita fé! Mas sou radicalmente contra o uso da religião como forma de arrecadar dinheiro sem aplicação imediata. Para que festa se a igreja está construída? Onde serão utilizados os recursos? Falta prestação de contas. Acho que construir um hospital seria um bom motivo!

    ResponderExcluir
  6. ROSICLEIA SCUISSIATOterça-feira, 15 julho, 2014

    concordo a festa cada ano que passa esta decaindo mais em relaçao a novena os padres não querem nem rezar a novena da tarde começou só na segunda e nem a oração do DIVINO ESPIRITO sANTO FOI REZADA DEPOIS FALAM DOS EVANGELICOS QUE SÓ QUEREM ARRECADAR DINHEIRO.tEMPOS BONS ERAM AQUELES QUE TINHA FESTIVAL DE MUSICAS E ATRAÕES ARTISTICAS.

    ResponderExcluir
  7. ROSICLEIA SCUISSIATOterça-feira, 15 julho, 2014

    concordo a festa cada ano que passa esta decaindo mais em relaçao a novena os padres não querem nem rezar a novena da tarde começou só na segunda e nem a oração do DIVINO ESPIRITO sANTO FOI REZADA DEPOIS FALAM DOS EVANGELICOS QUE SÓ QUEREM ARRECADAR DINHEIRO.tEMPOS BONS ERAM AQUELES QUE TINHA FESTIVAL DE MUSICAS E ATRAÕES ARTISTICAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe a demora da postagem, problemas na configuração do Blog, Rosicleia, concordo com vc, bons tempos aqueles!! Abraços

      Excluir

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.