quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Tudo como dantes no quartel d‘ Abrantes...


Passada certa euforia de temporada, e mesmo porque, em um post intitulado “Stand by” neste blog, teci comentários a respeito de situações que temia e dizia a respeito a conchavos, açodamento e alijamento do povo em processos políticos e administrativos, porquanto o povo, na temporada trabalha, enquanto “eles” se juntam em gabinetes para “traçar” planos em benefício ou malefício do povo, quem sabe?
Trocando conversas com um edil, quis saber sobre o início dos trabalhos da vereança e suas reuniões, as quais estou deveras fissurado em comparecer, onde, para minha surpresa, disse-me ele:
” Lamento meu amigo, reunimo-nos somente para as seções extraordinárias quando somos convocados para votar projetos de urgência do executivo, as seções ordinárias, onde teremos a presença do povo só em março.”  
Sendo eu uma pessoa insistente e como dizem por ai, gosto de dar um “choque de realidade”, não parei por aqui e questionei de novo:
-Quer dizer que podem fazer besteiras que prejudiquem o povo sem que nós saibamos o que é, sem que o povo aprove, cadê a transparência...?
-Respondeu: Sabe como é a gente só fica sabendo 48 horas antes...,
-Respondi: Sei disso, o que não entendo é porque o povo não pode assistir? O que é aprovado é divulgado na íntegra no site da Casa de Leis?
-Desculpe, porém tenho que sair e falamos depois..., disse-me ele, e foi-se...
A mudança que o povo propôs renovou em 77% o quadro da Câmara, porém, o ranço e vícios existentes somente mudarão se, os atuais edis, se comportarem como cidadãos que tem responsabilidade com os votos que receberam da população e começarem já as mudanças que permitam uma transparência até então inexistente. Essas mudanças passam pelas diárias, carros, combustíveis, celulares, assessores, verbas etc, e também pelo comportamento democrático para com os cidadãos, que inclua o acesso ao site, a postagens de informações de acesso ao povo, que não inibam a presença de jornalistas e populares ao recinto, seja em seções ordinárias ou extraordinárias.
Eu não creio que o presidente Oliveira, salvo que alguém me prove o contrário, seja uma pessoa que direcionará a casa, com pulso firme, democrático, sem peleguismo ou protecionismo, e com a transparência que o povo exige, tal como já nos mostra as aprovações em seções sem a presença do povo, onde pode ou não, aprovar projetos que em nada beneficiam o povo e a cidade. Visto assim, espero que os remanescentes reeleitos não contaminem os “recrutas” com suas posturas já rançosas e corrompidas.
Por outro lado, a preocupação cresce na medida em que afastam o povo da vigilancia e permitem que executivo e legislativo barganhem na calada dos gabinetes sem a presença de um órgão que represente a imprensa e o povo.
No século XIX, na cidade de Abrantes, Portugal, o general Jean Androche Junot, braço direito de Napoleão, sabendo que a corte fugiu para o Brasil, invadiu a cidade e fez-se nomear duque d’Abrantes, ninguém se opôs, tal qual aqui na cidade dos anônimos, por isso, tranquilamente manteve o poder e a quem perguntasse como iam as coisas, a resposta era sempre a mesma, igual ao que ja começamos a sentir tanto no legislativo como no executivo de Guaratuba, tudo como dantes no quartel d’Abrantes...
Foto ilustrativa do Quartel de Abrantes, qualquer semelhança com a Camara de Vereadores de Guaratuba é mera coincidência.

6 comentários:

  1. Já participei de seções ordinárias aqui em Belo Horizonte, onde seria votado a não demolição de areas da nossa paróquia que é tombada pelo patrimônio publico e não fechamento de uma area de estacionamento cuja arrecadação mantem nossas Obras Sociais (onde atendemos gratuitamente a centenas e centenas de pessoas carentes,oferecemos assistencia psicologica, auxilio a bolsistas em faculdades, cestas basicas e temos cursos profissionalizantes para pessoas de baixa renda e desempregadas),no dia e hora marcado, comparecemos em grande nº e com faixas, para tentar junto com os vereadores que nos apoiavam a nos fazer ouvir mas a "estrategia" usada, justamente para não nos ouvir, gritar, contestar e até vaiar, foi o não comparecimento do presidente da camara e dos vereadores e não tendo quorum, não se votou e passou-se para o proximo assunto da pauta que era do interesse do "chefe" da casa e não dependia de quorum...Ou seja, qdo o povo pode participar eles nos impendem. Transparencia? Participação do povo? Imprensa? Não, isso não interessa a eles, não dá ibope nem dinheiro em suas já polpudas contas!
    Tem dito que diz "muda-se o nome mas não a cara." de pau...
    Mas infelizmente temos aquilo que plantamos, é na maioriae das vezes e infelizmente só ervas daninhas têm nascido, porque ainda não sabemos como votar e acompanhar e cobrar as promessas dos candidatos eleitos por nós!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho andado meio revoltado com o desrespeito de tudo nesse país, parece que depois do Lula, todos estão nos tratando como se fôssemos idiotas, não existe mais o mínimo de honestidade, probidade, honra, moral, ética em nenhum dos segmentos que envolvam política e serviços públicos. É decepcionande viver no Brasil!

      Excluir
  2. So tem ladrao ai nessa prefeitura e nesse forum! A Gauratuba que odiamos e o povinho nada faz porque tem medo!

    ResponderExcluir
  3. O exemplo vem de cima, no governo federal. Dizem que a energia elétrica baixou (mas na conta isso não aparece)mas o aumento dos cobustíveis (o mais caro do mundo - e pior) já estão nos postos, e aqui na cidade é o maior do Paraná. E mais, interessante, na temporada que aumenta o fluxo de veículos na cidade e a demanda cresce, os preços devriam baixar, mas a ganância do cartel, aumentou ainda mais, a ponte vai aumentar a concorrência entre Guaratuba e as demais cidades do litoral, vamos ver até onde eles aguentarão essa roubalheira ao povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS- A Câmara de vereadores (renovada - hahaha) continua fazendo seções extraordinárias, sem a presença do povo, para aprovar projetos do executivo, que quem sabe o que é, só saberemos depois que vier a conta. A rede de supermercados que adquiriu vários terrenos na cidade, pode estar sendo impedida de concluir sua meta, por isso, esses projetos aprovados na calada, podem prejudicar os anseios da população. Acorda Guaratuba!!!

      Excluir
  4. Sabe quando o povo aí vai acordar? Hummm acho que nunca e por quê? Porque o que pode tira vantagem o que não pode baixa cabeça pra ganhar uma cestinha, um tapinha no ombro etc.... Pessoas como vc que tem cara coragem, sinto muito em lhe dizer...deve dar pra contar nos dedinhos da minha mão!

    ResponderExcluir

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.