quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Guaratuba bem melhorada, mas triste...


Estive ai em Guaratuba na atual temporada e realmente temos que dar a mão à palmatória, pois aquilo que eu, quiosqueiro que fui, achava impossível, tornou-se realidade. Lá estão eles majestosos e imponentes bem melhores que aquelas “tumbas” de fibra da era Everson, mas faltou bom gosto arquitetônico.


Era isso que se esperava? Não. Acredito que poderiam ser mais bonitos e arquitetonicamente mais inseridos no contexto praia. Mas isso é um detalhe e não tira o mérito da iniciativa, o que tira é a falta de sanitários nos mesmos, que ficou na expectativa e continua a ser um fator de infração às leis. Assim mesmo os quiosques como estão agora se tornaram um ponto comercial e sujeitam-se a todas as leis e normas que regem os demais na cidade. A parte pitoresca do fato é que após algumas bebidinhas o jeito é correr pra casa pra uma mijadinha.

O transito e estacionamentos na avenida também são dignos de elogios, a idéia caiobaiana serviu e melhorou aqui, enquanto lá continua horrível. A cidade respira uma temporada mais leve, o policiamento não está tão intenso e agressivo quanto outrora, isso na medida do tempo resultará positivamente.

A cidade está relativamente limpa, entretanto quando chove ainda é um problema com os alagamentos, dizem que ocorre geralmente quando a chuva é intensa no horário da maré alta, acredito que isso ocorra, por outro lado ainda temos alguns pontos de escoamento de esgoto nas praias que devem preocupar o poder público, pois a balneabilidade está péssima em toda a orla marítima, principalmente na praia central.

Elogios à parte para a prefeita, temos que pegar pesado com os vereadores que continuam brincando de legislar, criar nome de rua é o que fazem, porém não adianta se não fiscalizarem a aplicação e a efetividade . O ideal é andar pela cidade e poder ver placas de ruas, que hoje são iguais a cabeça de bacalhau, difícil de ver. O turista sofre para se localizar.

As modificações da orla trouxeram junto um volume de proibições que tornaram nossa praia simplesmente “triste”, me explico: Uma praia boa é aquele em que as pessoas interagem com as circulantes, que seriam aqueles folclóricos vendedores de óculos, artesanato, sorvete, queijo coalho, esteiras, cangas, etc..., pessoas que por si só já alegram toda a praia e seus freqüentadores, principalmente, porque os quiosques estão muito distantes uns do outros. Por outro lado a música deveria estar presente nos quiosques, onde os mesmos criariam seus freqüentadores assíduos e freguesia cativa.

Como nem tudo pode ser perfeito, ainda resta a iniciativa de planejamento e estudos sobre o hospital para Guaratuba. Isso é uma prioridade!





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.