segunda-feira, 26 de abril de 2010

Perfumes e Higiene através dos tempos


Cheiros e fluidos corporais geraram através dos tempos a necessidade de utilização de perfumes e cosméticos, bem como banhos de leite, água com sais e aromas, momentos que ocupam muito tempo em nossas existências.


Os perfumes, sabonetes e águas de cheiro hoje, são caracteristicamente isentos de químicas e conservantes, o que vem beneficiar o organismo e melhorar a absorção.


Os tratamentos feitos com ervas e plantas, os chamados fitoterápicos, também conhecidos como os naturais, estão sendo hoje os mais apreciados por não terem efeitos colaterais nem prejudicarem a pele.


O perfume pode muito bem dizer da personalidade de seu utilizador, mostrando sua classe social e até seu estado de espírito. Alguns frascos minúsculos de perfume podem custar uma exorbitância, o que define a condição financeira de quem o usa.


Muitos anos antes, nos trazem algumas curiosidades de comportamento das pessoas, tanto na utilização de cheiros e perfumes, quanto em sua postura de higiene e limpeza, corporal ou habitacional. Casos que se apresentam respondem algumas perguntas que nos fazemos no dia-a-dia, quando automaticamente, pro exemplo, escovamos nossos dentes.


As escovas de dentes são pós-idade média, também papel higiênico, desodorantes. Óleos e essências de rosas eram utilizados para tintura nos cabelos, leite de jumenta para banhos, Açafrão para colorir os lábios, fuligem para escurecer cílios, clara de ovo e vinagre para aveludar a pele,


Já existiram leis, na Grécia século II, proibindo as mulheres de esconderem a real aparência com maquiagem, na Inglaterra o casamento era anulado se a noiva possuísse dentadura, cabelo falso ou estivesse maquiada.


Os primeiros registros da utilização de cosméticos datam no Egito antigo. Os egípcios pintavam os olhos para evitar a contemplação direta do deus Sol.


Pós faciais continham chumbo eram perigosos, o rouge feito de amoras e algas, extraído do sulfato de mercúrio, às vezes ingerido, causava envenenamento, porque também era usado como batom.


Pintar as unhas, costume nascido na China, os esmaltes feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelha.


Habitualmente as pessoas se abanavam, não era somente pelo calor, mas por causa do mau cheiro que exalavam por debaixo das grandes e compridas saias e também da boca, para espantar insetos, pois banhos nem pensar, pois além do frio, água encanada era coisa rara.


Maio o mês das noivas tem uma curiosidade, como também o famoso bouquet. Sabe-se que o primeiro banho do ano era tomado em Maio e em Junho (inicio do verão) o cheiro ainda era tolerável, porém com um cheirinho começando a aparecer, as noivas então levavam os bouquets para disfarçar o cheiro, essa a razão de Maio ser o mês das noivas e a origem do bouquet.


Os banhos eram tomados em tinas enormes com apenas uma água e a família, revezava por ordem, os mais velhos, homens, mulheres, crianças e bebes os últimos numa água suja e fétida.


A ciência e medicina acreditavam que o contágio das doenças se dava através da água, que abria os poros e deixavam a doença entrar, culpando a água, o que levou as pessoas ao uso de paninhos perfumados. O aprimoramento dos perfumes veio daí, onde os Franceses são os melhores.


O Shampoo foi um dos produtos cosméticos que surgiram no século IV, que nada tem a ver com os que utilizamos atualmente, era uma mistura de ervas e argilas que eram aplicadas sobre o cabelo não somente para limpá-los, mas também para atacar piolhos e outras infestações do couro cabeludo.


Primeira greve ocorrida no mundo foi a dos egípcios quando os faraós proibiram as castas inferiores de utilizarem os perfumes que eles próprios fabricavam.


David McConnell foi o fundador de uma das primeiras empresas a oferecer empregos às mulheres, não era uma vendedora de perfumes, a Avon nasceu de um vendedor de livros que distribuía perfumes como brindes e, faziam mais sucesso que os livros, ai foi um passo para a criação da empresa multimilionária. O nome Avon foi inspirado na cidade natal de William Shakespeare, Stratford-On-Avon – uma homenagem ao escritor que McConnell tanto admirava.


Ao aplicar-se o perfume sobre a pele, o calor do corpo evapora o álcool rapidamente deixando as substâncias aromáticas, que se dissipam gradualmente durante várias horas. Por isso, o perfume é aplicado nas partes mais quentes do corpo como pulso, nuca e atrás das orelhas e não para atrair cheiradas no “cangote” como se pensa.


Fonte Pesquisa: (Adriana Olliveiras) (Fascinante mundo dos perfumes) (Fashion bubbles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.