Faço essa postagem em texto pequeno, porém com uma irritação muito grande. Sempre soube, desde que vim residir no litoral do Paraná, que nosso município tem a totalidade de sua área (97%) pertencente à APA – Área de Proteção Ambiental, subordinada ao IAP – Instituto Ambiental do Paraná, e, por conseguinte, o desmatamento bem como quaisquer procedimentos que envolvam riscos ao meio ambiente, devem ser licenciados, porém acredito que devam antes serem avaliados quanto à urgência, necessidade e motivação.
Ocorre que em minhas idas e vindas à Joinville, que ocorre semanalmente tenho observado que, devagarzinho, uma área em um morro (Vide Foto) à esquerda da Rodovia Máximo Jamur , à altura do km 20 aproximadamente, perto da entrada do Descoberto – Morro Grande, vem sendo totalmente desmatada.
Interpelei através de uma denúncia nº 13250/2012 – Consulta 16561, 13/04/2012, o IAP, solicitando informações e, se possível, a motivação em caso de autorização legal, aguardando resposta.
Sendo ou não autorização legal, a meu ver, trata-se de uma infração à Legislação Ambiental, pois, o ilícito ocorre em uma área de morro possível de danos ao ambiente.
Texto e Foto do Blog
Recebi de meu amigo Vagner uma postagem dizendo que manteve contato com o pessoal do IAP e eles disseram que nada pode fazer nada pois aquela área é de Santa Catarina e não do Paraná e Santa Catarina permite tal procedimento, será que é verdade isto? Vou aguardar a resposta de minha denúncia, pelo Google Maps parece que é Paraná...vamos ver!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirA exclusão acima ocorreu em vista de erro do proprio autor.
ExcluirAcreditem se quiserem, até hoje aguardo a resposta do IAP, site muito confuso, como característica dos órgão públicos no Brasil, que adoram uma burocracia...