domingo, 1 de julho de 2012

A Guaratuba que não queremos!

Acessibilidade e estacionamento comprometidos! Pode ser bonito mas invade a rua e os direitos de transeuntes além de provocar danos aos veículos.

Despejo de entulhos, resíduos e lixo por carroceiros e outros. Av. Mal. Deodoro no Piçarras esquina com Rua do Patriarca

lixão a céu aberto! Piçarras. Sem comentários!



Lombadas, algumas substituindo os redutores retirados, entretanto, faltou o principal, pintura das faixas sinalizadoras nas lombadas, evitará alguns acidentes.

Sem comentários. Avenida 29 de abril, centro da cidade.

Mendigos e andarilhos,desocupados, cães, Praça Alexandre Mafra, centro da cidade.


Carroças detonadas, com animais mal adestrados, condutores sem conhecimento de tráfego, sujeitam todos à riscos sem falar nas cargas.

Calçada invadida por estacionamento irregular, veículos tomando lugar de pedestres. Acessibilidade zero. A lei devia ser para todos.

Homenagem ao recém aprovado Plano Diretor, em substituição à linda casinha azul, de antigas lembranças, uma edificação coberta de telhas de amianto, em plena Avenida 29 de abril, ressaltando a falta de respeito à arquitetura e às belezas naturais.

Fotos: Daniel MM

3 comentários:

  1. Boa Noite Daniel! Concordo com a maioria das questões aqui levantadas, a substituição da casinha azul, por exemplo eu desconhecia, porém sempre defendo a revitalização de prédios/construções antigas, torna o local como "mágico" e fascinante, vemos muito desse turismo histórico sendo utilizado nas cidades de Morretes, Antonina e Paranaguá. O estacionamento irregular (em muitos lugares por sinal, bem como o uso indevido de placas de propaganda postas em lugar irregular), o grande número de cachorros abandonados na cidade (aproveito a oportunidade para divulgar a petição online da Associação SOS Vira Lata que será enviada a câmara dos vereadores e a prefeitura, só acessar http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N26367 e assinar). O número de andarilhos, que é triste, estas pessoas (vistos por muitos como repugnantes) por mim são vistos como pessoas, que merecem ter seus direitos básicos resguardados pela CF (problema que soube eu, por meio de terceiros que sera resolvido daqui uns meses). Agora, têm dois problemas ai que não podemos atribuir a prefeitura: primeiro o lixo jogado em lugar irregular, isso nunca foi problema da prefeitura, não é ela que despeja em local irregular, ela terceiriza um serviço que é responsável pela coleta, o que acontece - vejo isso TODA semana na minha rua - é que as pessoas não tem consciência, colocam o lixo na rua no dia que o caminhão não passa, a cachorrada espalha, os catadores (sim, eles têm boa parte da culpa por essa bagunça) abrem os pacotes em busca de material reciclado e deixam o lixo de qualquer jeito - enfim, dependendo do horário que o caminhão passar, o lixo estara aberto, espalhado, e mesmo que coletem ficara despejos pela grama/calçada/rua. O problema é de todos, a prefeitura coleta, todo mundo sabe os dias e o horários, não há desculpa pelo despejo irregular. Se for entulho, o que também é frequente, é só ligar na garagem da prefeitura, que eles vão lá e coletam. E a outra coisa que não deve ser atribuida a prefeitura é o fato dos carroceiros andarem como querem nas vias, não amenizando o que acontece aqui, mas isso ocorre em qualquer cidade, em Curitiba onde morei era frequente os acidentes envolvendo carroceiros, nunca vi um programa que diminui-se esse problema. Você sabe da existência de algum? . Lembro-me que quando vim morar em Guaratuba, isso há 9 anos atrás o problema era os dejetos que os cavalos deixavam nas vias pública, deixando um cheiro horrível e não tinha nem como manter uma equipe que limpa-se isso, enfim foi feita uma campanha para que os carroceiros fossem obrigados a usar o fraldão em suas carroças, caso contrário seriam multados. Resultado: apesar de bonita a idéia, não funcionou, os carroceiros não tinham o dinheiro para trocar as fraldas e menos ainda a boa vontade.

    Gostei da proposta, porém acho que mais do que apontar problemas (alguns que nem podem ser atribuidos a administração), deveriamos (falo no plural porque os problemas não só seus ou meus, são de um coletivo), pensar em alternativas, como esta do trafego irregular das carroças que desconheço alguma proposição.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro obrigado pelos comentários Marianna. Não atribui e nem o farei a PM, sei que as casos citados que voce discorda não são, mas poderão ser: Veja eles até estão atrelados. Os carroceiros podem ser sim, cadastrados na PM e controlados quanto a estado físico tanto das carroças (que devem apresentar o mínimo de estrutura para circular) bem como dos animais (que em geral são maltratados) e não recebem nem alimentação adequada. Geraalmente são amarrados em postes para o pastar insuficiente e lá permanecem durante todo o dia. O lixão não é um problema de lixo espalhados, esse sim existe e voce está correta, porém me refiro aos entulhos despejados por carroceiros (aqueles que cito que devem ser controlados e orientados) em lotes vazios e ruas da cidade, aqui defronte a minha casa tive discussões sérias com carroceiros jogando lixo de outras casas: disse-me ele: A rua é publica e não é sua! E isso que eles tem que aprender, alem de dirigir e controlar corretamente seus animais. O controle pode ser por colocação de placas de identificação visível, onde através disso, poderemos denunciar atos irregulares e eles, sentindo-se fiscalizados, poderão melhorar. Em tempo, toda prestação de serviço deve ser regulamentada pelo município que é o coletor do ISS, não? Abraços

      Excluir
    2. Olá Marianna!
      Ainda em referencia ao assunto, hoje começaram as pinturas das lombadas. Parabéns. O tráfego das carroças pode ser regulamentado em lei que o executivo pode enviar a Camara. Quanto ao estacionamento irregular é preciso atitude!

      Voltando a carroças, quando do cadastramento poder-se-á analisar a situação de cada e exigir o mínimo para tráfego, bem como o estado do animal. Nesse momento deverá ser orientado e preparado para a condução do veículo, afinal é um veículo, tal qual exigem dos motoqueiros e dos carros, excessão que os veículos ainda temo que pagar para circular, que achas?

      Excluir

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.