sábado, 9 de fevereiro de 2013

Ferry Boat/Rodovia Garuva: Os gargalos do desenvolvimento!


Há muito tempo a situação do Ferry deixa a desejar, seja pelas instalações obsoletas seja pelo descumprimento das leis, isso sem contar a situação diante de PM de Guaratuba com relação à dívida milionária do ISS.
Já tivemos oportunidade de falar sobre o assunto em passado não muito recente (2009), veja aqui , em virtude dos descalabros existentes e praticados pela concessionária e, é claro, que é um atraso ao desenvolvimento da cidade ilha, onde só pra exemplificar, a travessia é entre Guaratuba e Guaratuba, porém nos unirá ao continente e propiciará um intercâmbio turístico-econômico-financeiro-social, de grande valia, quando não, as portas e acessos, liberdade de ir e vir, oportunidades amplas e concorrências salutares, advirão em benefício de toda a população litorânea.
A cada momento que em o gargalo afunila e todos sabem o porquê, haja vista a quantidade de queixas, reportagens, críticas em toda a imprensa do estado, às dificuldades em se fazer turismo na cidade de Guaratuba, em virtude de “gargalos” da Rodovia Garuva e Ferry, ambos totalmente insuficientes para o fluxo existente, é claro, entra governo sai governo, a preocupação deles somente existem quando dos discursos eleitoreiros.
Afirmar que a ponte não resolverá os problemas de tráfego, como disse o Diretor do DER é desprezar, como sempre o fazem, os moradores das cidades beneficiadas e voltar a preocupação (com medo da imprensa) para e tão somente os veranistas que descem a serra, esquecendo-se que ao inserir a população guaratubana num contexto de acesso rápido a todo o litoral e à capital os benefícios serão incontáveis, sem contar também com o universo de oportunidades que se criarão nas cidades unidas pela ponte.
Falar na BR 101 nesse momento é uma tentativa de dispersar a discussão e tumultuar o processo, afinal há muitos anos essa interrupção da BR tem esbarrado em intervenção da APA e órgãos de proteção e não será agora, de afogadilho, que o governo conseguirá libertar-se para a construção da BR que beneficiará tão somente o tráfego pesado, ficando Guaratuba com as mesmas dificuldades.  A China investiu 2,3 bilhões na ponte em Jiaozhou para reduzir o tempo de travessia entre 20 a 40 minutos, imaginem nossa paciência depois de 4 horas na fila do Ferry ou no congestionamento da estrada que nos liga a Garuva/SC, ou pior, navegando na neblina numa barcaça sucateada conduzida por “marinheiro” inexperiente, sem saber se chega a salvo.
A ponte trará desenvolvimento econômico, sim! Na medida em que se unam duas ou mais cidades tornando-as fortes, o aumento populacional e a facilidade de interação fará com que nossas reivindicações sejam mais apoiadas, o turismo melhor, mais amplo e diversificado, as empresas poderão vir para um universo de consumo maior, uma concorrência salutar poderá ser praticada o que beneficiará a todos, porém,  a falta da ponte entre nós, nos impede e a nossos filhos de podermos nos beneficiar desse crescimento, porquanto dependemos de decisões e cabeças não muito preocupadas com nossos problemas, aliás como sempre, a elite da cidade aliada à política se satisfaz e teme a concorrência, o governo estadual que nos veem como os caseiros de suas casas de veraneio não querem cacifar um problema tão grande por tão poucos votos.
Resta-nos,entretanto, nossa união, chamar à luta também os municípios vizinhos, numa cruzada reivindicatória, em que os beneficiados não serão somente os moradores de Guaratuba e sim os de todas as cidades litorâneas, afinal todas padecem do mesmo abandono pelo governo estadual, exceção talvez para a Ilha do Mel, e coesas, combaterão esse abandono e, quiçá, Deus ilumine a cabeça oca de algum político e esse, aproveite essa ideia aqui lançada e lidere uma frente de prefeitos e vereadores, para junto ao governo, demonstrar a gama de benefícios que a construção da ponte poderá trazer a todos.
“O todo é maior que a soma das partes” (Teoria Gestalt citada por Carleno Quintino – via Face)
Texto de Daniel MM
Foto ilustrativa.

2 comentários:

  1. Sabe o que eu menos entendo? É o por que das pessoas não olharem pra cidade como a casa delas..oras a minha casa eu cuido! Mas e em Guaratuba como tantas outras... as pessoas acham que o serviço público é pra ganhar vantagem...só vêm isso? Poxa vão fazer algo que seja útil pra todo um tempo não por um mandato! Realmente vale a pena fazer parte do Brasil corrupto? Se eu tivesse um pai ou/e mãe corruptos eu teria vergonha!!!

    ResponderExcluir
  2. Depois que eu morre dai eles vão começar a a planejar a ponte >:(

    ResponderExcluir

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.