segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O Desconvidado!!


As situações que se apresentam em Guaratuba não param de me surpreender, simplesmente não queriam minha presença nas reuniões que ocorreram na casa de um amigo (que não é da onça) onde presentes estavam alguns edis, empresários, o próprio e a chefe do executivo, entre outros, assim como tenho percebido que meus comentários em órgãos de imprensa da cidade estão sendo censurados ou até mesmo deixados sem respostas, pois aqui é proibido dar nomes aos bois, afinal todos são dependentes do mesmo pasto.
Evidentemente que procurei saber o motivo de ter sido desconvidado, pois nas lautas churrascadas e debates acalorados que antecederam as eleições eu fui figurinha carimbada, e, para meu espanto, a resposta veio: “... Você nem desconfia dos motivos pelos quais sua rua não foi asfaltada, né? ”  E o seu post sobre o “Grito das Elites ” que reuniu os políticos e empresários no Café Curaçao?
Já me acostumei com o barro e inundações de minha rua, a Avenida Marechal Deodoro, que foi parcialmente asfaltada e acredito que o meu amigo e outros que me disseram o mesmo “que pego pesado demais” talvez tenham razão, pois descobri que ser vingativo não é exclusividade do Ananias, alguém mais não gosta de ouvir verdades.
Eu não só desconfiava como até  já estava acreditando que o motivo eram minhas críticas ácidas neste Blog, sobre assuntos e temas considerados roupa suja e que não deveriam ir parar na Web (rede), já que roupa suja se lava em casa (na deles) e assuntos que venham “prejudicar” quaisquer ramos turísticos ou provocar discussões inapropriadas, devem ser levadas ao crivo dos canais (os dominantes) competentes antes do blog, face, twitter, linkedin, etc., para depois também serem publicadas nos tabloides de puxa-sacos que circulam na cidade, aliás esse é o motivo dos mesmos circularem com notícias de fatos pretéritos. (autocensura ou medo de se expor?!!)


Mas o que me preocupa realmente são as novas posturas que vemos adotadas atualmente, tabloides que apenas dizem amém, cidadãos que fogem ao confronto e preferem versar sobre ideias “apartheid” propondo no Facebook a submissão à criação do Cartão de Morador mudando a tradução de “ladrões da temporada para variação sazonal” (*NOTA) ou apenas deixam os problemas de lado ou então, como o meu amigo, primeiro vamos deixar quieto nada de blog ou internet, espere a temporada acabar. O problema é que as elites estão cruzando famílias de forma tal que ninguém protesta, pois pode ofender um ou outro, afinal tornaram-se todos parentes entre si. Eu sou a favor do boicote puro e simples, (principalmente na baixa temporada) afinal cada um faz seu preço, compra quem quer, eu compro somente onde não praticam preços abusivos, abasteço em Joinville sempre, compro lá tudo que aqui tem preço abusivo, até em Garuva é melhor que aqui para comprar, a diferença compensa o gasto com combustível.
Então vamos todos parabenizar os governos estadual e municipal que agem como se tudo estivesse “às mil maravilhas”, esquecendo-se ou fingindo esquecer a vida difícil da maioria de seus moradores, vamos todos aplaudir também o slogan do Verão Paraná “Seu verão mais tranquilo” e continuarmos a ter invernos, outonos e primaveras de abandono. Vamos continuar apoiando o Francischini mesmo que não tenha cumprido a promessa feita que traria umefetivo policial definitivo para a cidade?

Não sou contra os ganhos e sim contra o roubo na cesta básica, nos medicamentos, nos combustíveis, na falta de limpeza publica em toda cidade, na energia majorada que dá internet BL de graça para turista, contra um ferry boat sucateado, sou contra a atitude dos governos, estadual e municipal, que estendem uma gama de serviços e atendimentos ao turista e, após o Carnaval, os desativam tudo deixando a população residente a mercê de exploradores e oportunistas, restando aqui apenas os preços absurdos e péssimos serviços
É lamentável que tudo isso seja gerado apenas pela busca desenfreada do lucro rápido e ganância, e, em nenhum momento, a qualidade de vida, o futuro dos filhos e o progresso da população como ser humano seja levado em conta.
(*NOTA) Resumindo: Existem épocas do ano em que a disponibilidade de produtos nos mercados varejistas ora é escassa, com preços elevados; ora é abundante, com preços baixos. Consequentemente há uma combinação de reduzido nível de consumo e preços altos e vice-versa.
Foto montagem do blog.

12 comentários:

  1. Como sempre o texto é ótimo, um desabafo! Também não gosto de saber que pessoas com opinião e coragem para expressá-las são "desconvidadas" das reuniões importantes para a cidade.
    Seria por medo ou hipocrisia? Talvez ambos!
    Mais tarde todos sabemos o que a falta de cultura e atitude fará por nossa cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Numa cidade onde quase todos dizem "amém", resta-nos a esperança que um dia outros também se manifestem aqui...enquanto isso, torço que consigamos trazer para cá algumas empresas que façam concorrência à essas que aqui estão e monopolizam a exploração de nossos cidadãos, supermercados de rede,restaurantes, combustíveis, etc....e afins, essa é uma saída de depende de esforços de nossas autoridades, desvinculadas da ACIG, temos recebido de amigos reclamações sobre explorações até em preços de aluguéis. Acorda Guaratuba!!!

      Excluir
  2. O amigo parece ser contra tudo e todos por aqui, estilo: Se hay gobierno soy contra". Sugiro que utilize essa sua sapiência para apresentar idéias, propostas e não somente críticas. De críticos o mundo está cheio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ideias não são construídas do nada, elas devem ser discutidas e viabilizadas, pois temomsa um sistema funcionanado e, diga-se de passagem, muito mal. Por isso, observa-se claramente a postura do amigo crítico à crítica. Além do mais, tome-se de um ponto de vista do amigo: De ideias o mundo está cheio. Precisamos de mais ações sérias e para isso, concordo com o amigo Daniel.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. 1. Caro anônimo, lamento que critique exatamente escondido no anonimato que sempre contestei. Talvez vc não saiba e não tenha lido outros textos que escrevi, leia "Coisas para fazer em Guaratuba com ou sem eleições" e verá que as ideias e propostas foram apresentadas, entretanto, tanto você quanto eles, não se interessam em ler nada, pegam o bonde andando e criticam. Leia alguns textos do Blog Portal de Guaratuba que é o antecessor deste e verás uma sequencia de propostas em 05 etapas e se você, se dispuser a ler, encontrará uma centena de ideias e propostas que fazem bem à cidade. Quanto a ter governo ou não, acredito que Guaratuba há muitos anos não sabe o que é ter um governo, teve sim, oportunistas e espertalhões roubando o dinheiro do povo. Obrigado pela manifestação assim mesmo, precisamos de críticas para melhorar.

      Excluir
  3. É por aí mesmo Moreira. O nosso Brasil esta cheio de pessoas assim; mas deixe elas um dia aprenderam a ter excencialmente interesse para os assuntos e passe não somente tescer criticas sem saber a que ou a quem. Idéias somente não bastam é preciso apresenta-las e planeja-las.
    É bem real a situação da nossa Guaratuba, viveu e vive de politicagens mediocres, quer seja em nivel municipal ou estadual.O descaso é total, com as estradas de acesso ao nosso litoral, bem como as ruas e vias. O ferry-bout, o comércio e a exploração desses, torço que algum dia esses exploradores revejam os seus métodos e pensem mais na cidade no turismo,e na sua sobrevivencia quer seja da cidade ou pessoal, nosso litoral não existe somente para época de temporadas. O Paraná é pessimo em ofertar bem estar ao turista.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Daniel, já fui desconvidada de alguns eventos, também promovidos por amigos (que não eram da onça). Porém ao refletir a respeito confesso que fui obrigada a admitir que minha ausência foi melhor e com certeza ninguém saiu mais no “lucro” do que eu mesma. Eu já tive momentos que deixei de convidar amigos em churrascos por cuidado, não confundir com medo, talvez tenha sido o mesmo motivo pelo seu desconvite, em círculos sociais, pelo menos eu, evito convidar pessoas com opiniões divergentes demais, é um cuidado para evitar conflitos e possíveis congestões. Claro que há pessoas que se utilizam destes momentos para trocar idéias – inclusive as opostas – e conseguem dialogar e manter a descontração numa boa, mas acredite é difícil manter o tom quando se é contrariado e muitas pessoas ainda não sabem lidar com isso e como as pessoas são instáveis fazendo com que não tenhamos como prevenir algumas situações alguns chegam a este extremo, o desconvite. Porém acho necessário ressaltar e até como forma de conselho te dizer para ficar com os olhos bem abertos quanto ao seu amigo, achei deveras tendencioso da parte dele dizer que sua rua não foi asfaltada por causa da publicação de um post especifico, minha rua é uma das únicas da região sem antipó, são duas quadras de rua esburacada, mas obviamente que não foi por causa das minhas também polêmicas publicações que os outros moradores e eleitores da atual prefeita não foram beneficiados com isso. É um populismo e atenção que nós, críticos e outrora panfletários não temos.

    ResponderExcluir
  5. E não vá pensar meu caro que estou sendo passional, apenas o alerto para que tenha alguns cuidados, uma coisa que eu sempre levei a sério foi não dar brecha para gente tendenciosa, tem gente que vem e joga uma informação (na maioria das vezes, uma inverdade) para que nós, o que temos maior facilidade em escrever, em expor uma situação a “passemos” para frente, na reta da campanha eleitoral muitas pessoas vinham me falar boatos intencionalmente para que eu expusesse nas entrelinhas em minhas publicações e assíduas participações no grupo no facebook, coisa que não ocorreu porque tudo que eu escrevo vem sempre embasado em dados, não somente em fatos. O trecho de rua que passa em frente em sua casa não ser asfaltado é um fato, porém não ter sido até agora por causa da política é uma informação vaga e infundada. Acredite, tem muita gente da oposição com rua asfaltada. Outra coisa da qual tu deveria tomar cuidado, que é diferente de medo e de aviso é esta tua contínua forma de expor sua opinião como se fosse uma verdade absoluta, como no caso do cartão morador, este mesmo método é usado em Balneário Camboriú como lembrou o Adamastor Moreira em comentário do meu texto sobre o Turismo em Guaratuba, e ao expor a proposta tu a vê como ridícula e propõe outra forma, a do boicote, mas veja bem meu caro, trata-se de uma opinião sua, assim como a Silvia idealizou a idéia do cartão, bem como, ironicamente tu escreveu que “vamos aplaudir o slogan do Verão Paraná” que é uma clara alusão ao trecho onde mencionei o slogan no meu texto vendo a parceria do governo com o município benéfico.

    ResponderExcluir
  6. É evidente que precisamos de preços baixos o ano todo – ou pelo menos estáveis -, segurança e saúde, porém não é por isso que deixarei de ver iniciativas paralelas e com prazo pequeno como possíveis paliativos aos reais problemas que são maiores e durante o ano todo, tais críticas fazem com que o discurso fique deveras panfletário e perca sua essência e objetivo. Sei que temos linhas diferentes de escrever, tu costuma dar o “choque de realidade”, eu e outros colegas vivemos a realidade de forma mais branda, entendendo que toda mudança leva um tempo, fazendo com que outrora sejamos acusados de jogar “panos quentes” em algumas situações, de ter idéias “apartheid” e novas posturas, na verdade temos as mesmas que tu, apenas abordamos de forma diferente, pensar diferente é algo arriscado, não devemos fazer juízo de valor de quem não conhecemos profundamente, além de estúpido não vale a pena. No mais, fica aqui os meus parabéns pela postagem e o sincero desejo de que apesar de trabalharmos com ideologias diferentes o bom dialogo sempre permaneça, pois aprender com os outros é sempre uma experiência sensacional.

    PS. Perdão o meu texto! Mas não consegui reduzir o comentário, só para variar =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Marianna: Parabéns a vc e eu devo agradecer por ter leitores do seu naipe, lúcida, imparcial e inteligente. Espero que no futuro venha postar suas opiniões, mesmo através de comentários, o que dá ao blog uma certeza democrática de estar no caminho certo. Escreva o quanto quiser. Um abraço

      Excluir
    2. Marianna: Uma lástima que meu comentário na sua coluna sobre o post do Adamastor tenha sido excluido, assim como os outros, que bom que aqui vc pode lavar a alma, pois aqui o espaço não sofre censura, nem de assunto e nem de caracteres.Continue comentando, ficamos felizes que todos se manifestem. Abraços

      Excluir

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.