quinta-feira, 15 de março de 2012

Desabafo de uma cidadã guaratubana!

A princípio era apenas um comentário postado no Bloguaratuba, na sequencia conseguimos focar uma manifestação que tem muito em comum com a diretriz do blog, quando se refere aos cidadãos que “controlam” a cidade e ditam certas regras e diretrizes, não porque todos são profissionais nas áreas em que decidem, mas porquê lá foram colocados por este ou por aquele político, resultando que a cidade não oferece muitas oportunidades porque pensa “pequeno”, pensa num turismo de quantidade (pessoas), volume, trabalhar muito e ganhar pouco, ficando os demais meses após a temporada aquele horror, onde manter uma vaga no trabalho, pode ser até humilhante, exceção para alguns empresários de fora que estão investindo e modernizando, os daqui continuam nas mesmices.

Estamos à volta com a tentativa de aprovação do novo Plano Diretor, se as coisas forem bem conduzidas e houver uma discussão pública com participação de vários segmentos de interesse, poderão trazer alguns benefícios na área da construção civil, lazer, ambiente e turismo, porém com a baía maravilhosa que temos, deveríamos almejar, no mínimo, prédios e construções maravilhosas que possam atender um novo nicho de turistas que tem procurado em Guaratuba imóveis de alto padrão e não encontram.

Já que a vocação da cidade é turismo voltado ao mar, que tal uma “big” arquibancada defronte à baía para o povo poder assistir os eventos náuticos também, hoje somente os sócios do Iate, Marinas e proprietários de casas na orla podem ver! Poderemos com isso provocar uma virada no nível de turistas que procuram esse balneário, criar novas fontes de emprego e, porque não dizer: fora tigrões!

Chega de achar que Guaratuba precisa somente ficar atenta à sua área de proteção, sua orla central,cuidar de seus pescadores artesanais, carroceiros que despejam lixo em qualquer lugar, liberdade totais a mendigos, ciclistas abusados e despreparados, flanelinhas, catadores de latinhas que vivem despejando nosso lixo nas ruas e querem ser elogiados, pois dizem que não estão roubando, quando sabemos que a maioria quer mesmo é a pedra, basta que melhoremos o nível do turista que queremos aqui, essas mazelas desaparecerão.

Fico feliz em saber que não sou a única a sentir essa baixa de quantidade e qualidade na geração de serviços neste período pós-carnaval em Guaratuba. Percebo que tanto moradores como empresários daqui incentivam essa mentalidade de se ganhar dinheiro na temporada, iguais formigas, juntam no verão para comer no inverno, enquanto que nós moradores comuns ficamos com o ônus da pouca infraestrutura e da comodidade política.

Como eu disse, não há investimento, não há vontade política em fazer a cidade crescer até para que nós cidadãos guaratubanos tenhamos orgulho de morar aqui.

Já percebo na própria escola da minha filha que é municipal o abandono, que nem assentos nos banheiros tem ou mesmo um ginásio de esportes e até a rua que é de anti-pó e começaram a mexer em novembro do ano passado está do mesmo jeito, inacabada. O que se vê é o descaso dos nossos representantes com a educação dos filhos de quem os elege, o que sinto na verdade é vergonha de ver tanto dinheiro desperdiçado em se aumentar o número de vereadores e seus salários ou bancar as farras das diárias em viagens, mas essa discussão ficará para outra ocasião, o que venho manifestar é que tanto eu quanto meu filho continuamos em busca de um emprego digno e confesso a você que está difícil. Para esclarecer melhor, há duas semanas não há uma vaga sequer de emprego na agência do trabalhador, aliás, um lugar que vive às moscas. Tenho muita experiência com vendas, atendimento e marketing e mesmo assim não há vagas para o meu perfil, continuo na luta.

Danielle
Foto ilustrativa

Um comentário:

  1. É Danielle... Essa é a realidade que vc vive e em grande parte dos nossos litorais (para falar só deles).
    Me envergonho de ler isto e mais ainda, junto com milhares de brasileiros de nossos politicos, mas ainda assim temos que nos responsabilizar pela parte que nos cabe e não a fazemos direto - VOTAR!
    Eu sou contra o voto obrigatório, aliás deveriámos ter o direito de escolher nossos representantes (os poucos que conhecemos e acrediatmos hoje não deixariam que a maquina politica os manipulassem).
    Desejo muita sorte a vc e a seu filho...como mera cidadã como vc é o que posso fazer.
    Deus te ilumine!

    ResponderExcluir

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.