sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Guaratuba: O grito das elites!


Compareci a convite de terceiros ao jantar no Café Curaçau, e sujeitei-me a ouvir alguns brados retumbantes de empresários felizes e contentes por apoiar a reeleição, entretanto, não entendi o descaramento das colocações, agem todos, sem escrúpulos ao afirmarem-se salvadores da pátria, esquecendo-se, porém, que foram aliados daqueles que hoje estão defenestrando e, que esses, arcam sozinhos com a falência da Prefeitura e da cidade, tão apregoada naqueles discursos, mas que eles também são cúmplices, por ação ou omissão! 

Confessar vergonha de morar em Guaratuba no passado agora soa falso, como dizer orgulhar-se pelo futuro com 45 no momento soa puxa-saquismo. Isso sem considerar que em política vale tudo, até a coligação mais estapafúrdia, que é PT e PSDB, para eles, entre sorrisos, é tudo pelo bem do povo!  

Algumas realizações são verdadeiras e incontestáveis, outras porém, carecem de objetividade que fuja do processo eleitoreiro, como o asfaltamento, cuja afirmação pelo coordenador de campanha, teve seu planejamento assentado em situações geográficas que atendem órgãos de interesse popular e social, que é uma grande mentira, pois, é só circular pela cidade e ver-se-ão muitas e muitas quadras asfaltadas, isoladas de outras e sem o conteúdo social afirmado, ao contrário, nitidamente para favorecer a especulação imobiliária. 

O 15 e seu povo (os excluídos) deveriam ser signatários dos discursos daquela noite, os empresários presentes já se sentiam sabedores das benesses dos serviços e investimentos públicos, basta entender o discurso federal, que afirmou que a segurança chegará a Guaratuba definitivamente, é claro, quando a elite é ameaçada em seu patrimônio, resolve-se com atitude.

O discurso estadual, cheio de ginga e traquejo, palavras doces para ouvidos ansiosos, fazendo-os entender o recado, direcionado aos seus empregados (os eleitores do15): - se o outro ganhar, haverá redução de investimentos, fuga de capitais, diminuição de empregos, abandono pelo governo, etc...o municipal repete-se ofertando grandes obras e realizações nos próximos quatro anos. 

Antecipei minha saída, pois o jantar, como disse um dos filhos do vice  (PT), chef de cozinha, não o vice atual, o Jr. que creio não foi convidado e se foi não apareceu, manteremos aquecidos os pratos até a ordem da chefia, lamentando eu a demora dos discursantes, lastimei e não entendi também o comparecimento de famílias com toda a prole, num evento adulto, que alegres corriam e brincavam alheios, enquanto aguardavam o festim, afinal é boca livre e quem não quer, com a Devassa!!! (patrocínio) 

Dizem que um entra nas casas mais simples, abre a geladeira, pede cachaça e pega tira-gosto na panela, enchendo de orgulho o anfitrião, o outro, porém, bate palmas, pede licença, só entra e senta se for convidada, mas não é vista nesses bairros mais carentes, encarrega seus subordinados o cumprimento da tarefa, que, via de regra, não obtém o mesmo resultado, pois o pau-mandado, atende o "eminência parda"(CC) e, por vezes, até congraça com o outro lado. 

Após uma carreata de 14 km, segundo alguns, que para mim serve somente como demonstração de força, qual é o medo que tira o sono da elite? Peso na consciência, certeza de saber que os excluídos são uma força desprezada e que somente à época de eleições recorrerem a eles não vai funcionar? As manifestações de agressividade na carreata nada mais são que uma demonstração de protesto contra o abandono a qual estão submetidos, sem esperança quanto ao futuro. 

Invejam sim, os carros, as roupas, as casas e caras, tudo enfim, sabedores das distâncias que os separam dessa elite, unem-se ao anti-herói, aquele que eles acham ser seu igual, o placebo, por não terem outra escolha, porque o passado bem os ensinou, servindo-se tão somente para sufragar, nas urnas, a repetição do favorecimento aos que, alternadamente, locupletam-se nas verbas e nos cargos públicos. 

O tabloide do 15, circulando cheio de ofensas, critica e promete, porém de falsas promessas entendemos muito e bem, pesquisas ridículas, fotos antigas, nenhuma sobre palmitos, cheias de ouvi dizer, e como bom guaratubano, não põe nome aos bois porque tem medo, pois, no rescaldo dessas eleições, quem sabe, ainda lhe sobra algum! 

Ruim, entretanto, é saber o quanto o zé povinho, aquele que troca votos por quaisquer merrecas e sabe-se enganado, em nada aprendeu todos esses anos, continua achando ainda que o voto dado por conversas de cachaça poderá melhorar sua vidinha pobre e medíocre! O oposto também pode não ser o ideal. 

“Alerta para as elites: O Brasil é o país mais desigual do mundo e Guaratuba não é diferente”

Foto ilustrativa 

15 comentários:

  1. DANIEL, VOCÊ FEZ NA FOTO DOS FATOS NESTE SEU COMENTÁRIO, PARABÉNS CARO AMIGO. SEM COMENTÁRIOS,
    GRANDE ABRAÇO
    ADEMIR MAZER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Ademir: Obrigado pela sua participação, hoje no jogo político da cidade, está difícil achar alguma pessoa descomprometida que tenha coragem , como voce, de por a cara a tapas. A maioria esta nos corredores escuros do anonimato com medo que algum prefeito vingativo detone sua atividade comercial...essa é a nossa cidade...valeu amigo, obrigado pela manifestação. Abraços

      Excluir
  2. Aristocrata como sempre!!!
    Com sua polpuda "aposentadoria federal", conquistada porém, elite também seu ex-fiscal!!
    Antigos já diziam, se existe governo, sou contra.
    Esse é seu lema, ANARQUISTA!
    Saia da "casca", seja cidadão, traga progresso à Guaratuba.
    O Terceiro Setor existe e pode ser a arma de ANARQUISTAS como você!
    Faça sua parte, pequena, mas faça!!
    Ou cale-se!!
    ELITE.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que seu blog não e anônimo, não deveria aceitar publicações anônimas. Porém publicações desse tipo mostra que está surtindo efeito na população anônima de Guaratuba.
      At.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Desconhecido, eu estou preparando a resposta ao anônimo, entretanto, suas palavras vem mostrar claramente o objetivo do post, que é chamar às falas os empresários de Guaratuba que são alienados e fingidos, gostam mesmo é de mamar na Prefeitura, o prefeito pouco lhes interessa!!!

      Excluir
    4. Anônimo:

      Quem está na casca, eu ou você? Todos sabem quem sou, até você! E você quem é? Trazer pessoas como você para a discussão sempre foi nosso objetivo, porém vejo preconceito em seu comentário.

      Continue manifestando-se no anonimato até que crie coragem de vir a público como eu, e, enquanto isso não acontece fique como os demais, respondendo a tudo com a expressão: “não posso me expor”.

      Poderia simplesmente deixá-lo sem resposta, porém sabes que não é meu feitio. O blog é democrático e sem censura, desde que sem ofensas.

      Anarquia ao contrario do que se pensa não é ausência de ordem e sim de coerção, popularizou-se como sinônimo de caos através dos meios de comunicação e de propagandas patronais, mantidos por instituições políticas e religiosas. (fonte-Wikipédia). Se ser anarquista for repelir formas de coerção ou não aceitar imposições estúpidas, sim, eu sou um anarquista!!

      Não tenho, como você, complexo de vira-latas, sou o que sou porque conquistei esse direito nos bancos escolares (22 anos de estudo) e sou sim, um Auditor Fiscal estadual, aposentado e com muito orgulho, porém, não sou parte de elite alguma, pois salário, não da status para ser elite, poder político sim!

      Quanto a me calar, acho improvável, já que ao contrário de você que somente agora se manifestou anonimamente, há muito venho mantendo vivas minhas opiniões e relatos em meus blogs e procure saber mais a meu respeito e verá o quanto está equivocado, pois não faço alardes de minhas participações.

      “O covarde nunca tenta, o fracassado nunca termina e o vencedor nunca desiste.” (Anônimo)

      Excluir
  3. Não moro em Guaratuba mas por lá já passei e pretendo voltar mais vezes. Entendo que uma cidade onde o turismo é, acredito eu, sua grande fonte de arrecadação, pergunto: O que há com esses ditos governantes que não tomam as devidas providências para que a cidade, juntamente com empresários e o POVO não façam de Guaratuba uma referência paranaense? Obvia é a resposta!! Povo que ainda se deixa levar por balelas ou "merrecas", politicos e empresários que fazem dos seus status uma boa forma de encher não só os bolsos mas também suas contas bancárias, adquirindo patrimônios e favorecedo a familiares e amigos. E ao povo que eles empregam???kkkk
    Ao anômino eu diria: incomodando a vc esses posts? Por que será??...e a aposentadoria fiscal q vc se referiu, foi conquistada por anos e anos de trabalho. TRABALHO aquilo que hoje poucos sabem o que é!!!
    Acho que ambos estão fazendo a sua pequena parte sim. Vc na ELITE a nos mostrar o que não queremos mais para o nosso país e o Daniel que através desses pots tenta nos abrir os olhos à pessoas assim...
    Parábens Daniel! Me orgulho de vc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maria, minha querida, sua manifestação demonstra aos anonimos guaratubanos o que é participação, voce que sempre honra essa cidade com suas periódicas visitas captou melhor a mensagem que muitos moradores daqui. Um grande abraço a voce. Obrigado

      Excluir
  4. Há tempos não lia um texto tão bem redegido, enviando ao leitor do blog uma mensagem extramamente jornalística, bate com o que penso, mas infelizmente (por ora), não posso publicar tal pensamento. Se me telefonar 9899-8134 te passo os detalhes.
    Grato
    Joel lourenço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo Joel, pensar já é uma decisão, publicar é uma oportunidade. Abraços

      Excluir
  5. Parabéns pelo blog,sou guaratubana e hoje moro em outra cidade.Amo minha cidade mas hoje me envergonho da situacão que se encontra.Guaratuba está abandonada,a prefeita tão pouco preocupada com o desenvolvimento.Os empresários muito menos,já estão blindados com regalias.Todos querem tirar uma lasca do dinheiro público.E povo vendo tudo de camarote sem ter forcas para mudar e continuam mendigando a pouca fatia que resta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra, o povo não esta de camarote, basta ver o recado das urnas, 70% de renovação na Camara e uma diferença de 25% nas eleições para prefeitura, o que significa um recado a maioria dominante, ou eles trabalham bem em prol de todos, ou na proxma estaremos com o anti-herói (Ananias) de novo, para assombrar as elites!

      Excluir
  6. Concordo com tudo que vc escreve...só me aterroriza pensar em uma volta do Ananias...!!! Que renove toda eleição e nunca seja o mesmo e qd for o mesmo que seja por motivos de orgulho!

    ResponderExcluir

WWF - Brasil

Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.