No passado já
nos atendeu com presteza e rapidez. Não quero aqui voltar ao espectro da origem
do mensalão, aliás, quero desvincular de política, entretanto, restou-me ter
que me referir a precariedade dos serviços prestados por essa agência de
serviços púbicos, que hoje responde tal qual uma agência bancária, privando-nos
de direitos que temos como cidadãos, permitindo que os governos e os bancos
negociem entre si, por pagamentos de milhões de reais, no leilão que dá àquele
vencedor o direito de nos desrespeitar, pelo atendimento que você acha que é
bom e ele acha que já pagou por isso!
Citamos como
exemplo nossa cidade, agência com sala alugada, pequena e com atendimento
deficiente, poucos caixas e poucos funcionários, situação de chamada por senha,
até pouco tempo inexistente, tal qual as cadeiras de espera, já fornecidos por
empresas que sabem que seus serviços são deficientes e demorados (BANCOS, CORREIOS,
INSS, e outros órgão públicos.
Particularmente,
o enfoque que nos referimos tem um agravante que passa pela falta de
modernização dos Correios, hoje, com sistema informatizado de pouca tecnologia
e uma morosidade sem fim, onde o usuário chega a esperar até 10 minutos cada
pessoa para completar o atendimento pelo funcionário.
Em minha
última necessidade de postar algo na agência de Guaratuba, surpreendi-me com a
senha 465, (estava 443) em horário de almoço, onde as pessoas acham que é o de menor fluxo, enganam-se, pois, é o horário em que, além das pessoas procurarem por ele para atendimento, que é normal, por outro lado, pateticamente, os funcionários dos correios os utilizam para
o almoço, sacrificando tudo e todos (não sabem e não podem utilizar o rodízio).
A falta de investimentos e modernização dos órgãos de Correios tem atingido o Brasil em todas as cidade,
sejam elas pequenas ou grandes, visto que, mesmo em nossa cidade, já alcançada
pelas negociações via internet, as dificuldades são presentes em nosso
dia-a-dia, já que as pessoas físicas e jurídicas que comercializam via WEB, tem
maiores necessidades e rapidez em atender seus mercados via correios,
justamente onde a empresa é deficitária, pois, esses vendedores que postam
diversas mercadorias que demandam tempo de atendimento, juntam-se nas filas e
retardam o atendimento quando deveriam ser atendidos por um guichê especial.
Nos dias em
que fui à empresa observei que a minha senha estava muito além, numericamente,
daqueles que estavam presentes, por observação do local, e questionando os
presentes, soube que alguns estiveram apenas em busca da senha e se dirigiram a
outros afazeres (lavar a louça, novela, beber uma gelada) dada a demora do
atendimento (em média 10 minutos por pessoa), retornando depois para serem
atendidos, algo que tem caracterizado a morosidade do atendimento, não por
culpa só dos funcionários e gerenciamento, e sim por culpa também do sistema, que
arcaicamente, ainda mede com réguas os pacotes, quando pelo que cobra, poderia
utilizar sistemas bem mais modernos e rápidos.
Toda
modernização que temos em nossos Correios que auferem a empresa os diversos
prêmios que se fez merecedora, em comparação aos demais países, peca entretanto, quando analisamos nosso
atendimento dia-a-dia, que não condiz com essas ufanação propagada.
Nota do blog: Lamentamos os bairros distantes não são beneficiados nem pelos péssimos atendimentos! O posto do bairro Corados tem atendimento precário.
Nota do blog: Lamentamos os bairros distantes não são beneficiados nem pelos péssimos atendimentos! O posto do bairro Corados tem atendimento precário.
Obs:
Correios: "É uma palavra de origem duvidosa,
ainda que se suponha que provém do provençal antigo 'corrieu', 'corir' (correr)
e 'lieu' (lugar), que também designava a pessoa que corriam de um lugar a outro com
cartas e mensagens."
Texto e Foto Montagem de Daniel MM
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